Estante Rubro-Negra

jun 22, 2020 | Especiais, Prateleira | 0 Comentários

Sejam bem-vindos!

Finalmente, o Estante Rubro-Negra saiu. Uma ideia que surgiu e cresceu pouco antes da pandemia e virou um projeto pessoal.

Desde que resolvi botar a mão na massa para fazer o site virar realidade, adiei muitas e muitas vezes o momento de colocar o site no ar. Algumas vezes, quase desisti. Parecia sempre faltar alguma coisa. Mas eu sentia mesmo é que faltava uma “estante” assim. Que reunisse duas paixões na mesma prateleira: o Flamengo e os livros. Melhor ainda: que reunisse os livros sobre o Flamengo. Ou sobre o universo literário ligado ao clube Mais Querido do Mundo.

Isso me fez seguir em frente. Afinal, sou rubro-negra, minha glória é lutar. Verdade que ainda falta muita coisa. Ajustes finos e melhorias que virão com o tempo. O Estante Rubro-Negra é e sempre será um projeto em desenvolvimento. Uma vez Beta, sempre Beta – porque a meta é aprimorar o tempo todo. Depois de tantos adiamentos, decidi publicar o site neste dia 22 de junho de 2020.

O motivo? Há exatos 70 anos, o Flamengo entrava em campo pela primeira vez no Maracanã. A estreia oficial, à vera, foi só no mês seguinte. Mas neste dia 22 de junho – dois dias antes da estreia na Copa de 50 – a Seleção Brasileira fez um jogo-treino contra o Flamengo.

 

 

Até aí, nada demais. Só que os poucos torcedores presentes – público formado por penetras e operários que ainda trabalhavam no local – começaram a vibrar intensamente… pelo Flamengo. E apenas por ele. Seleção? Um mero detalhe. A história foi registrada na edição número 6390 do extinto Jornal dos Sports.

Adoro esse episódio por muitas razões. A primeira: o Maraca já era nosso.  A segunda: com todo respeito à Seleção, ser Flamengo é uma escolha. Não sei se é o torcedor que escolhe o clube ou se o clube é que o escolhe. Mas se o Flamengo está em campo, na quadra, na terra ou mar, é impossível para o rubro-negro ser indiferente a ele.

Por isso quis “entrar em campo” nesta mesma data. Para reviver esse acontecimento, como um pontapé inicial de tantas outras histórias que fizeram a História do clube Mais Querido do Brasil e do Mundo. Quero compartilhar um pouquinho da minha paixão pelo Flamengo e pelos livros.

Um projeto, um hobby, duas paixões.

Um site para leitores que amam o Flamengo. E para flamenguistas que amam livros.

Sejam bem-vindos! Aqui é a Estante Rubro-Negra. Aqui é Flamengo!