‘O “dia D” rubro-negro’: livro relata histórias de torcedores na inesquecível final da Libertadores 2019

por | abr 24, 2023 | Notícias, Prateleira

“O dia D rubro-negro”. É assim que Carlos Emílio de Freitas, Guilherme Coelho de Figueiredo, Gustavo Ajuz e Janssen Murayama nomearam o dia 23 de novembro de 2019, que marcou uma das conquistas mais emocionantes e memoráveis já protagonizadas pelo Flamengo. Não por acaso, esse é o título do livro que o quarteto está lançando sobre a verdadeira saga enfrentada por quem resolveu ir até Lima ver a final de perto.

A obra reúne as histórias de várias pessoas que testemunharam a História. Confira mais detalhes sobre o livro, que será lançado em 28 de abril, no Rio de Janeiro!

“Incrível, épico, memorável”: saga de torcedores para assistir à decisão foi coroada com título repleto de emoções

“Como se sabe, o ‘Dia D’ – ou Dia da Decisão” – ficou conhecido mundialmente pelo desembarque das tropas aliadas na Normandia, norte da França, iniciando a libertação do continente europeu da ocupação nazista”, destaca Janssen Murayama, um dos quatro organizadores da obra.

“No mundo do futebol, o dia 23 de novembro de 2019 pode ser considerado o ‘Dia D’ – ou um dos ‘Dias D’ – para 40 milhões de flamenguistas, quando se encerrou o jejum de 38 anos sem ganhar uma Libertadores”, completa.

De fato, essa data foi marcante para qualquer amante do futebol e mais ainda para quem tem o privilégio de torcer pelo Flamengo. A trajetória na competição mais desejada do continente foi mágica e coroou 2019 como um ano eterno para o clube (quase tanto quanto 1981).

Capa do livro "O Dia D rubro-negro'

Divulgação

“Todos sabem como foi a final contra um dos maiores times argentinos, com gols aos 44 e 46 minutos do segundo tempo. Mas poucos conhecem o enredo (muitas vezes dramático) vivido por milhares de flamenguistas para chegar a Lima “, relembra Murayama.

“São estas histórias que queremos contar e deixar registradas para sempre! Por tal razão, decidimos reunir as emoções de alguns torcedores que foram até lá para assistir à final. Preparem o coração, pois as histórias são de chorar (de rir e de emoção), completa um dos organizadores da publicação.

Final seria disputada no Chile e mudança de última hora deu início à epopeia da torcida

Um jejum de 38 anos. Um time entrosado e jogando futebol mágico. Uma campanha brilhante, marcada por jogos inesquecíveis como a vitória nos pênaltis no jogo de volta diante do Emelec nas oitavas ou o show diante do Grêmio na semifinal, ambos disputados no Maracanã. Primeira decisão em final única.

Esses elementos já seriam suficientes para deixar qualquer flamenguista sem dormir desde o dia 23 de outubro de 2019, quando a equipe sacramentou a classificação para a final depois de tanto tempo.

No entanto, a Magnética ainda viveria outras emoções até entrar em campo contra o River Plate, da Argentina.

Por causa de diversos incidentes gerados por manifestações civis no Chile, a Conmebol acabou transferindo o local da decisão de Santiago para Lima, no Peru.

A mudança transformou em drama os momentos que antecederam o jogo. Incertezas, indefinições sem fim e de todos os tipos: financeira, logística, pessoal, emocional.  

Ainda assim, um mar rubro-negro inundou as arquibancadas peruanas para viver um tsunami de emoções e ver o Flamengo conquistar a América novamente.

Registrar as histórias por trás da História é exatamente o objetivo do livro ‘O “dia D” rubro-negro”.

A obra é um retrato sem retoques, com depoimentos de rubro-negros apaixonados e que relatam detalhes da verdadeira ‘via Crucis’ enfrentada para ver Gabigol e cia escreverem seus nomes numa das páginas mais bonitas e emocionantes da gloriosa história do Mais Querido.

Lançamento de ‘O “dia D” rubro-negro” será na Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro

Produzido pela Editora Lumen Juris, o livro ‘O “dia D” rubro-negro” será lançado no próximo dia 28 de abril (sexta), em um evento na Livraria da Travessa, em Botafogo.

Quem não puder comparecer, já pode garantir seu exemplar da obra no site da editora.

Confira os detalhes do lançamento no convite abaixo:

Convite de lançamento do livro "O Dia D rubro-negro".