Capa do livro "Helal - uma paixão rubro-negra", livro sobre um dos grandes dirigentes do Flamengo

Divulgação

Helal – uma paixão rubro-negra!

por | jul 3, 2021 | Biografias, Resenhas

Na abertura de “Helal – uma paixão rubro-negra!”, o sociólogo Ronaldo Helal (organizador da obra) explica que o livro é um projeto familiar, um registro que ele e os irmãos fizeram para contar a história do pai, George Helal, ex-presidente do Flamengo.

Para isso, foram feitas várias entrevistas com diversas pessoas que fizeram parte da trajetória do dirigente no rubro-negro e também com o próprio personagem central do livro – em grande parte, narrado em primeira pessoa.

No lançamento do livro, Helal posa com Adílio e Júnior na sede da Gávea

Adílio e Júnior prestigiam George Helal no lançamento de seu livro, na Gávea                                                                        Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

George Helal, um rubro-negro como poucos

Helal é um dos maiores nomes de todos os tempos na política do Flamengo. Claro que muitos torcedores podem mensurar o “tamanho” de um dirigente pelos títulos conquistados em sua gestão.

Mas Helal merece reverência por ter colocado o Flamengo em primeiro plano sempre – razão pela qual muita gente talvez não dê a ele os devidos créditos por determinados feitos.

Daí a importância do livro, que dá para ser lido rapidamente, de uma tacada só. A leitura é rápida, fluida. Além de contar sua trajetória – desde a chegada ao Brasil até o contato com a política do clube – as páginas mostram a paixão de Helal pelo Flamengo. Paixão que fez dele o responsável por  muitas ações cruciais para que o clube tivesse a dimensão que tem hoje. 

Exagero? Vejamos então:

Nada de Zico no Vasco

Helal foi o responsável por impedir que Zico – ainda no juvenil – se transferisse para o Vasco. Para isso, fez uma promessa ao pai do Galinho que o Flamengo daria ao jogador todo suporte necessário para se manter no clube, incluindo despesas de transporte, alimentação e o tratamento para que o jogador ficasse fisicamente mais forte. Anos depois, Zico descobriu que foi Helal quem bancou suas despesas (e não o Fla).

Craque o Fla faz em casa

George Helal sempre deu valor à base rubro-negra. Graças a ele, a Geração responsável pela Era de Ouro do Mengão prosperou na Gávea, culminando com a conquista do Mundial de 1981. Ele sempre valorizou as categorias de base e buscou dar toda a estrutura para que o Flamengo formasse seus craques em casa.

Volta, Zico!

Helal foi inteiramente contra a venda de Zico para Udinese, mas foi voto vencido. No entanto, ao assumir a presidência, deu total apoio ao Projeto “Volta Zico”, idealizado pelo publicitário Rogério Steinberg, que viabilizou o retorno do Galinho de Quintino ao Fla.

Sede da Gávea

A reformulação da sede da Gávea teve participação decisiva de George Helal, um dos grandes responsáveis por viabilizar o projeto que foi concluído anos depois, na gestão de Luiz Augusto Veloso.

Centro de Treinamento

Helal também foi o maior entusiasta e o grande responsável pela ideia do Flamengo ter seu Centro de Treinamento. Contrariando muitos, investiu o dinheiro da venda de Júnior na compra do terreno em Vargem Grande, onde está localizado o Ninho do Urubu. O CT, inclusive, leva seu nome por causa de sua iniciativa. 

O livro traz também fotos do dirigente em diversos momentos de sua trajetória no Flamengo e traz ainda depoimentos de pessoas ligadas ao clube, como Marcio Braga, Gilberto Cardoso Filho, Rondinelli, Leandro, Andrade, Júnior e Zico – seu afilhado de casamento. 

Todos compartilham histórias diversas, com um único ponto em comum: reconhecimento de que Helal é um rubro-negro como poucos e, como dirigente, atuou sempre pensando no que era melhor para o clube.

Mesmo sem se aprofundar muito nos assuntos tratados, “Helal – uma paixão rubro-negra!” é um bom livro para conhecer um pouco os bastidores do Mais Querido através de um dos seus personagens mais relevantes. 

FICHA TÉCNICA

EDITORA: Letras e Versos

ISBN: 978-85-5700-369-9

EDIÇÃO: 1ª

ANO: 2019

FORMATOS DISPONÍVEIS: Impresso e Digital

Marca da Editora Letras e Versos

Imagens: “Nada de Zico no Vasco”: Reprodução/Anibal Philot – O Globo; “Craque o Fla faz em casa”: Reprodução/O Globo; “Volta, Zico”: Reprodução/rogeriosteinberg.com.br; “Sede da Gávea”: Paula Reis/Flamengo; “Centro de Treinamento”: Gilvan de Souza/Flamengo.