Bibliofut: A Literatura do futebol Brasileiro

por | ago 22, 2020 | Outros livros, Resenhas

“Bibliofut: a literatura do futebol brasileiro”. Ué… O que esse livro está fazendo aqui? Estante Rubro-Negra não é um site de livros sobre o Flamengo? Sim, isso aí. Mas nessa Estante também tem uma prateleira reservada para outros livros de futebol que podem (e devem) fazer parte da biblioteca de todo rubro-negro.

Capa do livro Bibliofut: a literatura do futebol brasileiro

E não foi por acaso que esse tenha sido o primeiro livro “sem ser do Flamengo” para ser abordado aqui no ERN. A obra é uma referência incrível e sem precedentes para quem curte literatura boleira. Seu único defeito é não ser muito fácil de encontrar. Mas vale a busca e a compra.

Uma obra metalinguística: um livro sobre livros

Escrito por Domingos Antonio D’Angelo e Ademir Takara, “Bibliofut: a literatura do futebol brasileiro” é uma obra metalinguística*: um livro sobre livros.

Ou melhor: um livro sobre todos os livros de futebol conhecidos e publicados no Brasil de 1903 a 2018.

A dupla de autores se conheceu graças a essa paixão literária em comum. Domingos D’Angelo é um bibliófilo, dono de uma das maiores bibliotecas particulares de livros de futebol.

Apaixonado pelo assunto, ele é também o idealizador do Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol), que realiza pesquisas e estudos sobre o futebol e seus desdobramentos culturais.

Já Ademir Takara é historiador e bibliotecário. Ainda na universidade, Takara tinha um passatempo: listar livros sobre futebol. A listagem chegou a reunir mais de 1.500 títulos e serviu como base para a monografia de conclusão do curso de Biblioteconomia.

O hobby rendeu frutos e Takara foi convidado para trabalhar na primeira biblioteca pública especializada em futebol no Brasil, no Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) do Museu do Futebol, em São Paulo. Foi lá que os dois se conheceram e, aos poucos, concretizaram a ideia de fazer o livro.

Por dentro do livro

Bibliofut é dividido em duas partes. A primeira é chamada de “Um relato da literatura do futebol brasileiro”; nela, D’Angelo (ou S. Domingos, como ele prefere ser chamado) fatia o tempo, criando uma divisão temporal sobre a produção literária de futebol no país. Assim, ele analisa autores, destaca as obras mais relevantes e constrói de forma brilhante um panorama histórico do gênero. Se o livro terminasse aí, já valeria a pena.

Mas felizmente não termina. Batizada de “Bibliografia Brasileira de Futebol”, a segunda parte fica por conta de Takara e faz o registro dos livros de futebol impressos num período de 115 anos (de 1903 a 2018). O levantamento é quantitativo e agrupa os títulos por alinhamento temático – obras de referência, biografias, regras, táticas e, sim, bibliografias sobre os clubes brasileiros.

Livros listados

Páginas

Quer saber quais os livros já lançados sobre o Flamengo? Tá tudo ali – ou quase tudo, já que a listagem não inclui e-books e deixou de fora alguns poucos livros impressos sobre o Mais Querido do Brasil até 2018 (em breve, isso vai render assunto aqui no Estante Rubro-Negra).

Mas isso não diminui em nada o valor do conteúdo. É um registro histórico, necessário e riquíssimo, principalmente se considerarmos que o futebol foi e ainda é visto com ressalvas por grande parte dos intelectuais do país. Com Bibliofut nas mãos, é possível ver a extensão de títulos sobre o tema – mas a sensação que fica é que essa lista poderia ser bem maior.

Os autores

Domingos Antonio D’Angelo Jr. é consultor de relações trabalhistas e conselheiro do São Paulo FC. É dono de uma das maiores bibliotecas particulares de livros de futebol no Brasil e fundador do Memofut – Grupo Literatura e Memória do Futebol.

 Ademir Takara é bibliotecário do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), no Museu do Futebol. É formado em História e Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (USP).

 

FICHA TÉCNICA

EDITORA: In House

ISBN: 978-85-7899-603-1

EDIÇÃO:

ANO: 2019

FORMATO DISPONÍVEL: Impresso

Marca da Editora In House