Maestro, livro onde Junior conta os bastidores das conquistas do Carioca de 91 e do Brasileiro de 92

Maestro: veja a resenha do livro de Júnior com os bastidores das conquistas do Carioca de 91 e do Brasileiro de 92

por | jan 29, 2022 | Livros sobre o Flamengo, Resenhas

Lançada em outubro de 2021, Maestro é uma obra escrita a quatro mãos pelo próprio Junior e pelo advogado, roteirista e escritor Mauricio Neves de Jesus.

Embora Junior seja o personagem central, o livro não é uma biografia. Sua proposta é contar os bastidores e a trajetória do Flamengo nas conquistas do Carioca de 1991 (o primeiro conquistado pós Era Zico) e do Pentacampeonato Brasileiro em 1992.

Pensando bem, é sim, uma biografia de Junior. Porque fala de Flamengo – e ao ler a obra, fica bem óbvio que o clube é parte indissociável da existência de Leovegildo Lins da Gama Júnior (e vice-versa, claro).

Confira o que achamos do livro!

Resenha | Maestro, de Junior e Mauricio Neves de Jesus

Assim que soube que “Maestro” seria lançado, contei os dias para ter a obra em mãos. Afinal, além de ser mais um título para a Estante Rubro-Negra, o livro destaca dois campeonatos que acompanhei de perto nas arquibancadas: o Estadual de 1991 e o Brasileiro de 1992.

Duas conquistas em que Júnior teve papel fundamental regendo um Flamengo que mesclava pratas da casa como Piá, Nélio, Marquinhos e Fabinho, nomes experientes como Gilmar, Gottardo e Gaúcho, além de jogadores que honravam muito o Manto, como Charles Guerreiro e Uidemar.

Nessa época, o Estadual tinha mais peso e justificava o apelido de “campeonato mais charmoso do Brasil”. O Brasileirão, por sua vez, tinha o formato “mata-mata” – o que também dava outros ares à competição.

Em forma de diário, “Maestro” cobre o período de agosto de 1991 a julho de 1992, trazendo, literalmente, o dia a dia do Flamengo daquela época.

Reprodução/Internet

Flamengo, pentacampeão brasileiro de 1992

Flamengo pentacampeão brasileiro em 1992: time engrenou na reta final do campeonato e reforçou a mística do “deixou chegar”

Jogo a jogo, o livro refaz a jornada de um time que estava longe de ser considerado favorito aos títulos que conquistou. Traz o clima dos treinamentos, os altos e baixos vividos pela equipe. Enquanto Carlinhos “Violino” dava o tom tático, Junior se tornava Maestro, executando a partitura técnica.

Foi assim na época e é assim nas páginas da obra. Nelas, Júnior coordena as ações e dita o ritmo do livro com comentários que dão um tom bem intimista ao texto e a tudo que é retratado.

Três décadas se passaram. Algumas coisas mudaram: o Flamengo não treina mais na Gávea, não atrasa salários, o Maraca não é mais de todos. Outras, continuam iguais: Seleção desfalcando o time, Fla quebrando pau com a CBF, partidas sendo jogadas em dias e horários ruins, a Magnética dando show.

O livro traz tudo isso de volta, numa leitura fluida e leve. E mostra como Junior, que já tinha lugar garantido no panteão dos Deuses rubro-negros, se tornou ainda maior na história do Fla. 

Não bastava ser um dos grandes laterais que o clube já teve; ele se reinventou para se tornar também um dos maiores meias. Liderou o time dentro de campo e a torcida fora dele. Reviveu a mística da camisa dez jogando com a camisa cinco.

Para quem viveu o momento, Maestro é um agradável  “recordar é viver”. E reviver a importância de alguns nomes como o de Carlinhos, técnico com profundo conhecimento de Flamengo e que sabia extrair o melhor de qualquer elenco. Ou de Gaúcho, camisa 9, irreverente e goleador, melhor cabeceador que já vi jogar com o Manto.

Mas, acima de tudo, a obra é uma oportunidade de conhecer em detalhes dois campeonatos que reforçaram e muito a mística do “deixou chegar” do Flamengo. Duas conquistas com a mais pura essência flamenga.

FICHA TÉCNICA

Maestro

AUTORES: Junior e Mauricio Neves de Jesus

ILUSTRAÇÕES: Marcos Vinicius e Rapha Baggas

PREFÁCIO: Arthur Muhlenberg

POSFÁCIO: Marcos Eduardo Neves

EDITORA: Approach Editora (selo Museu da Pelada)

ISBN: 978-65-992260-6-9 

ANO: 2021 (1ª edição)

PÁGINAS: 172 

FORMATO: 21cm x 21cm

Disponível em versão impressa e digital

Marcas da Approach Editora e do selo editorial Museu da Pelada

Sobre os autores:

Junior

Nascido em João Pessoa, Junior é mais carioca do que muitos nascidos no Rio. Bom de samba e futebol, é um dos grandes craques da geração mais vitoriosa do Flamengo. Jogou também na Itália, vestindo as camisas do Torino e do Pescara. 

Esteve nas Copas de 1982 e 1986 e também fez história como jogador de futebol de areia. Após encerrar a carreira, chegou a atuar como técnico, dirigindo não só o Flamengo como o Corinthians. Atualmente, é comentarista de futebol.

Júnior, eterno craque do Flamengo
Mauricio Neves de Jesus, autor de vários livros sobre o Flamengo

Mauricio Neves de Jesus

Sócio-proprietário do Flamengo e pesquisador da história rubro-negra, Mauricio Neves de Jesus é advogado, roteirista e escritor. Além de Maestro, escreveu também os livros “1981 – O primeiro ano de nossas vidas” (em coautoria com Arthur Muhlenberg e Lucas Dantas),  “1962 – O Ano Mané”, “Aquelas Camisas Vermelhas” e “Adolescente em Conflito com a Lei: Prevenção e Proteção Integral”. 

Membro ativo da FlaTT com o perfil Tudo Flamengo, Mauricio também é o autor de “Me Arrebata – Epopeias Rubro-Negras”, trilogia em HQ ilustrada e pintada em aquarela por Renato Dalmaso.

Marcos Eduardo Neves, biógrafo, escritor e editor de vários livros de futebol

Agradecimento especial ao editor Marcos Eduardo Neves pela gentileza e disponibilidade com que atendeu a Estante Rubro-Negra, enviando as fotos e informações sobre o livro. A resenha demorou, mas saiu! 🙂