Adriano Imperador: vida do craque será contada em biografia e documentário
A biografia de Adriano Imperador pode ser tudo, menos comum. Nascido Adriano Leite Ribeiro na comunidade da Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, usou a canhota potente para vencer goleiros e as dificuldades da vida. Dentro e fora dos gramados, Adriano se mostrou um craque como poucos e um personagem único.
Não por acaso, a fascinante história do jogador será contada em duas obras: um livro (previsto para 2022, mas ainda sem data definida de lançamento) e um documentário, que vai ser lançado pela Paramount+, serviço de streaming da Paramount Pictures.
Biografia de Adriano Imperador será lançada pela Editora Planeta
A vida de Adriano Imperador será contada em uma autobiografia que será lançada pela Planeta do Brasil, editora que é o braço brasileiro do Grupo Planeta, um dos dez maiores conglomerados editoriais do mundo.
Com sede em Barcelona, na Espanha, e presente em mais de vinte países – incluindo toda a América Latina, Portugal, Itália e França – a editora distribuirá a obra não só no Brasil, mas nos demais países onde atua. Além disso, há previsão de que a publicação seja licenciada para editoras de outras partes do mundo.
Segundo matéria publicada pela revista Veja, só aqui no Brasil a tiragem inicial deverá ser de 50.000 exemplares.
O livro está sendo escrito a quatro mãos pelo jogador em parceria com o jornalista Ulisses Neto – o mesmo que, em 2021, escreveu o belíssimo perfil “O Adriano Tem Uma História Para Contar”, publicado no “The Players Tribune”.
Da brilhante trajetória nos campos às polêmicas e dramas vividos fora dele, a publicação promete esmiuçar a carreira de um dos mais brilhantes atacantes dos últimos tempos.
Além da Biografia, vida do Imperador será contada em documentário
Além da autobiografia, o próprio Adriano estrelará um documentário em três episódios, onde irá relatar sua vida de forma aberta. A produção será lançada no dia 21 de julho na Paramount+ e traz diversas imagens do arquivo pessoal do jogador e seus familiares.
Confira o trailer:
Adriano Imperador já teve biografias publicadas fora do Brasil
A idolatria dos italianos por Adriano rendeu não só o apelido que marcou a carreira de Adriano, mas também dois livros sobre o jogador – lançados entre 2004 e 2005.
O primeiro livro foi “Le memorie di Adriano (quello vero)” – em tradução livre, “As memórias de Adriano (o real)”.
Lançado em 2004 e reeditado no ano seguinte, os autores Luigi Ferro e Giampiero Rossi batizaram a obra com uma referência a um clássico italiano de Marguerite Yourcenar sobre o imperador romano e enfatizam, de forma irreverente, que o real imperador é o jogador.
Já o segundo livro foi “Adriano, i segreti dell’Imperatore e le lettere dei suoi tiffosi” (Adriano, os segredos do Imperador e as cartas de seus fãs, em tradução livre).
A obra foi publicada pela editora Eco e tem autoria do jornalista Roberto Scarpini, conhecido pela atuação na TV da Internazionale de Milão, um dos clubes em que Adriano atuou na Europa.
Aqui no Brasil, um e-book que contaria a história do ídolo rubro-negro chegou a ser anunciado em 2021. A obra, de autoria do jornalista Janir Júnior, teria o título “DNA Adriano” e contaria a história do atacante da Vila Cruzeiro até o último jogo, realizado em um campo de várzea nos EUA. No entanto, a publicação digital não chegou a ser lançada.