“Onde Estiver, Estarei – O Flamengo no Brasil e no Mundo”: jornalista prepara lançamento de livro sobre Embaixadas e Consulados do Mengão

por | set 27, 2022 | Notícias, Prateleira

“Onde estiver, estarei – O Flamengo no Brasil e no Mundo”. Esse é o título do mais novo livro do jornalista e escritor Luiz Hélio Alves, o Poeta. Nele, o autor detalha a história do projeto que deu origem às Embaixadas e Consulados rubro-negros.

A obra teve pré-lançamento dia 24 de setembro, na Loja Nação Rubro-Negra, de Petrolina (PE) e será lançada oficialmente dia 13 de novembro, data do Encontro Internacional de Embaixadas e Consulados da Nação Rubro-Negra, na Gávea. 

A Estante Rubro-Negra conversou com Luiz Hélio e traz mais detalhes sobre o livro que valoriza a importância e a paixão de rubro-negros espalhados pelos quatro cantos do mundo. Confira!

Divulgação/Flamengo

Livro sobre o Flamengo fala da importância das embaixadas e consultados rubro-negros no Brasil e no mundo

Onde estiver, estarei: livro destaca a importância do torcedor off-Rio para o Flamengo 

O livro “Onde Estiver, Estarei – O Flamengo no Brasil e no Mundo” refaz a origem e a trajetória do projeto de Embaixadas e Consulados rubro-negros, considerado um marco da relação do clube com os torcedores off-Rio. 

De 2007 até os dias de hoje, o Mais Querido conta com cerca de 500 grupos e 55 mil integrantes de Embaixadas e Consulados que representam a paixão rubro-negra em diversas localidades do país e do Mundo.

Para Luiz Hélio, uma iniciativa desta dimensão merecia registro. Daí, nasceu a vontade de fazer deste o tema do seu segundo livro sobre o Mengão – em 2003, o autor lançou “Mengo Meu Dengo – Paixão sem Fronteiras”.

Ele adianta alguns detalhes que os torcedores vão encontrar em “Onde Estiver, Estarei – O Flamengo no Brasil e no Mundo”:

“O livro narra um dos mais importantes capítulos da história recente do Mais Querido. Foi quando o Clube, literalmente, abraçou a chamada torcida off-Rio, que representa 80% do contingente da gigante da nação, levando-a para dentro da Gávea e a incluindo nas ações oficiais de gestão com a criação do projeto Embaixadas da Nação”, conta. 

“É sobre essa extraordinária saga que este livro trata, através de artigos e relatos de imensurável amor e incansável dedicação às causas rubro-negras. Uma história que teve início em meados dos anos 2000, graças à inspiração laboriosa de alguns abnegados dirigentes e inúmeros apaixonados torcedores-missionários de todos os cantos do Brasil e de diferentes países”, exalta o autor.

Autor exalta a força de uma paixão sem fronteiras 

Luiz Hélio revela que a ideia da obra surgiu em 15 de novembro de 2008, quando ele mesmo foi nomeado Embaixador da Nação. O livro começou a tomar forma em 2020, no auge do cenário provocado pela Covid-19:

“Percebi a dimensão desse projeto e sua importância para o fortalecimento ainda maior do Flamengo. Então, a ideia do livro pintou naturalmente, sendo posta em prática em 2020, durante a fase mais difícil e incerta da pandemia. Ou seja, escrever esse livro, além de missão, foi também uma forma de manter a esperança e a paixão pela vida intactas em meio a um cenário de muita tristeza no Brasil e no mundo”, relembra.

A vivência e o contato do autor com o projeto desde o início facilitou a tarefa de transformar a memória em texto, relembrando os fatos e informações necessários para o livro.

Além disso, ele contou com a colaboração de outros embaixadores pioneiros, que contribuíram tanto com material fotográfico quanto com a confirmação de dados.

Onde estiver, estarei

Divulgação/Luiz Hélio Alves

O jornalista relembra a emoção ao escrever e relatar a paixão dos torcedores movidos por um único objetivo: tornar o Mais Querido ainda mais forte e vitorioso.

“Tudo é muito impressionante e imenso no projeto Embaixadas e Consulados por tratar-se de ações diárias pautadas por um sentimento de intensa entrega e de imensurável amor ao Mengo. E mesmo tendo sido testemunha ocular e participante dessa bela história, não foram poucos os momentos de surpresa e emoção as quais me deparei durante a pesquisa e produção”, enfatiza Luiz. Ele completa:

“Dos capítulos mais remotos do projeto até os mais recentes, pincelados por emocionantes depoimentos, a emoção bateu forte quando percebi a fantástica história construída por ardorosos rubro-negros e que agora seria eternizada através das flamejantes letras deste sonhado compêndio que tenho a  grata honra de ser autor”.

A publicação é independente e conta com o apoio de embaixadores e cônsules rubro-negros na aquisição da obra, possibilitando cobrir os altos custos de produção gráfica.

A obra traz ainda depoimentos de Zico, do ex-presidente Márcio Braga e tem prefácio do atual presidente rubro-negro, Rodolfo LandimA capa do livro foi feita pela designer rubro-negra Amanda Tozzini. 

Já a divulgação do livro é apoiada pela Vice-Presidência de Embaixadas e Consulados e o lançamento oficial da obra fará parte das festividades do aniversário do clube.

“O meu primeiro livro rubro-negro, o Mengo Meu Dengo – Paixão Sem Fronteiras, de 2013, também foi lançado na sede social do Flamengo no mesmo período que compreende as comemorações de aniversário do nosso amado e legendário Clube. Para mim, isso é muito especial, um prazer inenarrável que torna tudo ainda mais especial.

Por isso, convido a Magnética que estará no Rio a prestigiar as comemorações pelos 127 anos de glórias do Mais Querido e, de quebra, poder conhecer melhor o projeto das Embaixadas e Consulados através do livro Onde Estiver, Estarei – O Flamengo no Brasil e no Mundo, o qual será lançado no solo sagrado da Gávea no dia 13 de novembro”. 

Luiz Hélio adianta também que seu próximo livro sobre o Mengão já está em produção. 

“Será uma homenagem às mulheres rubro-negras. Vai se chamar “As Moças do Flamengo – De Carmem Miranda a Marilene Dabus, A Força Feminina Rubro-Negra”, revela.

Com toda certeza, as duas obras estarão na Estante Rubro-Negra.

Ficha técnica: Onde Estiver, Estarei – O Flamengo no Brasil e no Mundo

  • Autor: Luiz Hélio Alves (Poeta)
  • Editora: Autografia
  • Páginas: 248
  • Ano de lançamento: 2022
  • ISBN: 978-85-518-4088-7
Mais informações: heliopoeta@gmail.com mengomeudengo@gmail.com 

Agradecimentos especiais: a Estante Rubro-Negra agradece à loja Nação Rubro-Negra de Petrolina (PE) e ao autor Luiz Hélio Alves pela gentileza e disponibilidade com que atenderam nosso contato. Saudações rubro-negras, amigos!