Marcado na
história
O livro “Vencemos Juntos: O Futebol do Flamengo em 2019” é um registro imperdível de uma das temporadas mais marcantes da história rubro-negra.
O ano de 2019 começou repleto de expectativas para o torcedor rubro-negro. Afinal, junto com a nova diretoria, chegaram reforços de peso como Rodrigo Caio, Gabigol, De Arrascaeta e Bruno Henrique. Empolgado por natureza, o flamenguista vislumbrava grandes conquistas. Contudo, o ano começou com uma tragédia: o incêndio no CT do clube, vitimando fatalmente dez dos nossos Garotos do Ninho.
Em campo, o futebol do time não ajudava a tristeza a passar e nem fazia jus ao talento do elenco. Pelo menos até junho. Após a demissão de Abel Braga, o Flamengo surpreendeu a todos, anunciando a chegada de Jorge Jesus. Com o técnico português, o rubro-negro encontrou o futebol que há tempos a torcida esperava e escreveu algumas das páginas mais gloriosas do Mais Querido.
Projeto Inédito
no Brasil
“Vencemos Juntos: O Futebol do Flamengo em 2019” é mais do que o registro de uma temporada inesquecível. Ele é uma iniciativa inédita no Brasil. Afinal, é a primeira vez que um livro assim é feito por aqui. Conhecida como anuário, esse tipo de publicação é comum na Europa e tem por característica fazer o registro não de uma conquista, mas da temporada inteira. E que temporada! Inesquecível, emocionante, histórica. Igual ao livro, que está à altura desse ano mágico. O futebol profissional é o carro-chefe, mas o conteúdo também aborda conquistas nas categorias de base, no remo, no basquete e por aí vai.
“Vencemos juntos” traz fichas técnicas de todos os jogos do time no ano, detalhes sobre os jogadores e comissão técnica e muitas fotos. O prefácio é nota e camisa 10; nele, Zico fala sobre o orgulho de ver o Flamengo de 2019 jogar, quebrar recordes e estar à altura do investimento realizado. E página a página, o livro ajuda o torcedor a voltar no tempo e reviver a trajetória brilhante escrita em campo. Com projeto gráfico impecável, esse é um daqueles livros para ler e reler, folhear, guardar com carinho e cuidar bem. É uma obra de primeira linha, um passaporte que permite a viagem no tempo para reviver em detalhes uma temporada única. Um ano que fica gravado no coração e marcado na história.
É uma obra de primeira linha, um passaporte que permite a viagem no tempo para reviver em detalhes uma temporada única. Um ano que fica gravado no coração e marcado na história.
Por dentro
do livro
Mais de
400 fotos
fichas
dos 76 jogos
Conquistas
de outros esportes
Capa dura
brochura
informações
de todo elenco
Depoimentos
de jogadores e torcedores
Os mosaicos da torcida
Jorge Jesus estreou na Libertadores perdendo por 2×0 para o Emelec nas oitavas de final. Assim, na partida de volta, no Maracanã, a torcida sentiu que teria um papel ainda mais relevante. E por isso os torcedores fizeram um pacto “pela virada”. Do lado de fora do estádio, a delegação rubro-negra foi recebida com sinalizadores vermelhos, formando “ruas de fogo”. Nas arquibancadas, o mosaico trazia uma frase. Ou talvez um pedido, uma palavra de ordem: “Jogaremos juntos”. Com dois de Gabigol, o Fla venceu no tempo normal e nos pênaltis, se classificando para a fase seguinte.
Nas quartas, o adversário foi o Internacional, que tinha vantagem de decidir o segundo jogo em casa por ter feito melhor campanha até então. Novo mosaico nas arquibancadas e mais uma súplica: “Pela Copa”. Nova vitória por dois gols (ambos de Bruno Henrique), abrindo caminho para a classificação com o empate em 1 a 1, no Beira-Rio. Após 38 anos, o Flamengo voltava a uma semifinal da competição.
Dessa vez, o adversário era o Grêmio. Primeira partida no Sul: empate em 1 a 1, com amplo domínio rubro-negro (que teve três gols anulados pelo VAR). No jogo da volta, a Magnética deu outro show nas arquibancadas e um novo mosaico: “Até o fim” (um pedido ao time para acreditarem até o último minuto). O Maracanã foi palco de uma goleada histórica por 5 a 0, na mais perfeita partida do Flamengo sob o comando de Jorge Jesus. A tão sonhada final virou realidade depois de 38 longos anos. E o título também, na heroica virada de 2 a 1 sobre o River Plate, em Lima, no Peru.
No jogo contra o Ceará, primeiro no Maracanã após a conquista, a torcida rubro-negra fez novo mosaico. E, orgulhosa, ciente do seu papel, declarava para quem quisesse ver: “Vencemos juntos!”.
Por isso, o título do livro não podia ser melhor. Ele traduz e registra a união entre clube e torcida que sempre fez o Flamengo ser diferente dos demais.
Capítulos
Páginas
Não vão faltar publicações registrando a(s) conquista(s) do Flamengo em 2019. Mas “Vencemos Juntos: O Futebol do Flamengo em 2019” é o único livro licenciado pelo clube sobre a temporada vitoriosa. Por isso, o livro traz na capa um selo holográfico, indicando que a publicação é um produto oficial.
O autor
Foto: Reprodução/ Facebook do Autor
Rodolfo Rodrigues é jornalista esportivo e tem longos serviços prestados à literatura boleira do Brasil, escrevendo outros nove títulos sobre o futebol.
Entre eles “A História das Camisas dos 12 Maiores Times do Brasil”, “Escudos dos Times do Mundo Inteiro” e “O Livro das Datas do Futebol”.
Ele também é responsável pelo site Futebol em Números, que traz dados, estatísticas, números e curiosidades do futebol.