Revista inglesa These Football Times lança edição dedicada ao Flamengo
Reprodução/These Football Times
Considerada uma das mais renomadas publicações de futebol do mundo, a revista inglesa These Football Times lança em novembro uma edição especial dedicada ao Flamengo.
A publicação alia design, arte e futebol, explorando textos mais longos como parte da proposta de produzir conteúdos envolventes para os amantes do esporte mais popular do planeta.
Essa é a primeira vez que a These Football Times faz uma edição sobre um clube brasileiro e a Estante Rubro-Negra conversou com o editor-chefe da publicação para entender a escolha. Veja o que ele falou e conheça mais detalhes sobre a revista.
These Football Times: mais que uma revista de futebol, uma revista de arte
Criada em outubro de 2011, em Londres, a These Football Times é uma publicação bimestral e se define como uma revista “para os fãs mais sofisticados” de futebol. Mas essa definição nada tem a ver com elitismo ou o “pseudo refinamento” daqueles que classificam paixão por um time com “selvageria”.
A proposta da These Football Time é fazer abordagens mais detalhadas sobre futebol, com um viés muito próximo às artes.
Por isso mesmo, a revista usa e abusa de ilustrações incríveis feitas sob medida, infográficos detalhados e textos que buscam aprofundar melhor os assuntos do que o padrão de outros veículos esportivos.
Reprodução/These Football Times
O conteúdo é produzido de forma independente por escritores premiados, jornalistas freelancers, artistas e fotógrafos. Cada edição trabalha um tema específico sobre futebol – podendo ser um país, uma competição, um jogador ou um clube.
A qualidade visual impressiona e algumas ilustrações da publicação são até vendidas à parte, como itens de decoração.
Ao todo, já foram lançadas 36 edições e antes do Flamengo, apenas dois clubes da América do Sul haviam sido escolhidos como pela publicação: Boca Juniors e River Plate. Cada número lançado costuma esgotar rapidamente, em vendas realizadas para mais de oitenta países.
Por que o Flamengo foi escolhido?
These Football Times, definitivamente, define o tema de suas edições com base na relevância do assunto na história do futebol. Isso, naturalmente, faz do Flamengo uma ótima pedida.
Mas por que o Mais Querido foi escolhido?
Para Omar Saleem, editor da revista, a escolha do clube como tema da edição de novembro levou em conta não só a excelente fase do clube:
“Foi uma escolha e também queríamos lançar a revista antes da final da Copa Libertadores. Este é um ótimo momento para ser torcedor do clube”, disse ele por e-mail à Estante Rubro-Negra.
Torcedor do Liverpool, Saleem disse ainda que ele e um colega de equipe são admiradores da Geração de Ouro rubro-negra:
“Muitos de nós crescemos vendo Zico e Junior jogarem pelo Brasil. Então, em homenagem a esses dois jogadores incríveis, nossa escolha teve que ser o Flamengo. Steven Scragg, um de nossos escritores mais experientes e eu torcemos para o Liverpool e nos lembramos de 1981, quando o Flamengo nos destroçou”, enfatiza.
“Há uma grande história compartilhada e de respeito entre o Liverpool e o Flamengo, então sempre tivemos admiração pelo clube. Finalmente, quando analisamos todos os nomes incríveis que já jogaram pelo Flamengo, foi uma escolha fácil. Principalmente o Zico! Lançar essa edição foi uma ótima desculpa para assistir seus jogos novamente”, completa Saleem.
Editor da revista já esteve em um Fla-Flu
Por conta dessa admiração pelo futebol rubro-negro, o jornalista já esteve no Rio, onde assistiu o marcante Fla-Flu em que Botinelli fez diferença:
“Já fui a um jogo do Flamengo. Em 2011, tive a sorte de assistir um Fla-Flu realizado em outubro – e o Flamengo conquistou uma boa vitória, em um grande jogo. Bottinelli e Thiago Neves foram ótimos no segundo tempo, foi uma atmosfera boa para meu primeiro Fla-Flu. Espero que, assim que for possível voltarmos a viajar com mais liberdade após a pandemia de Covid-19, eu possa voltar a assistir um jogo e ver as novas estrelas do time jogando”, declara.
Reprodução/These Football Times
Além de desejar que a edição sobre o Flamengo aumente o interesse dos brasileiros pela revista, ele também quer que a revista esteja à altura da grandeza rubro-negra:
“O mais importante é que a edição seja boa e faça justiça ao que é o Flamengo. Posso dizer, com certeza, que sempre serei torcedor do Flamengo depois de publicar a revista e conhecer a história do clube. O Flamengo é especial”, afirma.
Reprodução/These Football Times
A edição sobre o Flamengo já está esgotada. Mas, além da revista, a These Football Times dedicou um episódio do seu podcast ao Malvadão, que você pode ouvir clicando abaixo: