Stephen Brandt, autor do livro sobre o Flamengo que será publicado na Inglaterra, fala sobre a obra

por | fev 28, 2022 | Notícias, Prateleira

Reprodução/Internet

A Pitch Publishing é a principal editora independente especializada em livros de esportes no Reino Unido, com diversos best sellers publicados de futebol, rugby, atletismo e outros. 

Além de vários títulos dedicados a contar a história do futebol, grandes clubes como Arsenal, Tottenham, Manchester City, Manchester United, Liverpool, Chelsea, Barcelona, Real Madrid e Boca Juniors têm publicações no catálogo da editora. 

A boa notícia é que, em breve, o Flamengo vai se juntar a essa seleção de gigantes e terá um livro publicado pela Pitch Publishing para chamar de seu. O autor da obra é Stephen Brandt, renomado escritor especializado em futebol.

Direto de Nova Iorque, onde vive, Brandt conversou com a Estante Rubro-Negra por e-mail e deu detalhes sobre o livro do Flamengo, as motivações para escrevê-lo e quando a obra fica pronta!

Entrevista | Stephen Brandt

Stephen Brandt é bacharel em História Militar Européia Moderna pela Universidade de Kansas e Mestre em Administração Esportiva pela Canisius. Mas, acima de tudo, ele é um escritor especializado em futebol, tema sobre o qual escreve desde 2005. 

Jogador inveterado de Football Manager, ele tem longa experiência em produzir conteúdo sobre o esporte mais popular do mundo. Além de textos sobre o assunto em blogs e sites como “Prost International”, “The Late Tackle Magazine” e “Natterfootball”, ele é o criador do “Yellowcard Podcast” e apresentador do “The Subs Bench Podcast”.

Autor do livro “Boca Juniors: A History and Appreciation of Buenos Aires’ Most Successful Futbol Team” (em tradução livre, Boca Juniors: história e apreciação do clube de mais sucesso de Buenos Aires), ele está finalizando o manuscrito do livro onde falará do Flamengo de 1981, time que ficou marcado na história.

Stephen Brandt, autor que está escrevendo um livro sobre o Flamengo em inglês

O escritor Stephen Brandt está fazendo um livro sobre o Flamengo em inglês.                                      Foto: Reprodução/Internet

(ERN): Em primeiro lugar, obrigado por reservar um tempo para falar com a Estante. É uma honra! Fale um pouco sobre você e sua carreira… 

(SB): Não há muito o que falar sobre a carreira. Escrevo sobre a história do futebol na internet desde 2005. Como moro nos Estados Unidos, no início, escrevia mais sobre as coisas que eu queria ler. De 2015 em diante, eu já não precisava tanto fazer isso, considerando a explosão da escrita aprofundada sobre o futebol. Agora, temos muitos blogs excelentes inspirados em clubes, como o seu.

(ERN): Você sempre foi fã de futebol?

(SB): É muito diferente aqui nos Estados Unidos. Tenho 42 anos e o esporte não era tão importante para mim, embora tenha crescido jogando basquete com a ex-lenda da Seleção Americana, Abby Wambach*. Assisti a várias Copas do Mundo como a de 1994 e 1998, mas antes de começar a escrever.

Nota ERN: Aby Wambash na seleção americana de futebol feminino e foi bicampeão olímpica pelos EUA.

(ERN): Você escreveu um livro sobre o Boca Juniors, certo? Você tem um interesse especial pelo futebol na América do Sul?

(SB): Sim, meu primeiro livro foi sobre o Boca Juniors. Mas, em grande parte, meu interesse em escrever sobre a América do Sul surgiu um pouco tarde. Nos Estados Unidos, a menos que seja um clube europeu, os demais clubes são ignorados. Então, quando escrevi o primeiro livro, queria falar sobre um gigante da América do Sul. O segundo livro é muito parecido. Além disso, a sociedade precisa de mais conteúdo em inglês sobre o Brasil.  Sim, Tim Vickery já está aí há algum tempo e é uma lenda. Mas há pelo menos outros 20 bons escritores ingleses na América do Sul, como o Josh Law, por exemplo.

(ERN): Como surgiu a ideia deste novo livro? E tenho que perguntar: por que o Flamengo? Por que falar do time de 1981?

(SB): Pelo calor do momento. Fiquei chocado com a falta de textos em inglês sobre o Zico. A equipe de 1981 ganhou tudo. Pense nisso, pouquíssimo clubes fazem isso. O Santos na década de 1960 fez, o Peñarol do Uruguai também. E realmente é sobre isso. Posso estar perdendo grandes aspectos dos anos 90, não há muita coisa do Flamengo nesta época. 

Também precisa haver um podcast do Flamengo em inglês. Para ser justo, também precisa haver mais podcasts ingleses no Brasil. Eles existem por seis meses e depois morrem. Vocês ficariam surpresos com o quanto falam sobre o Flamengo nos times europeus.

Reprodução/Internet

Flamengo de 1981 motivou o escritor Stephen Brandt a escrever um livro sobre o Flamengo em inglês

A equipe de 1981 ganhou tudo. Pense nisso, pouquíssimos clubes fazem isso.

Stephen Brandt

(ERN): Foi uma grande surpresa quando soube que um livro sobre o Flamengo seria lançado em breve pela Pitch Publishing. Em parte, essa surpresa se deu pelo fato de que, apesar do Brasil ter um papel relevante no futebol, os clubes brasileiros não despertam tanto interesse na Europa. Você concorda com isso?

(SB): Estou muito surpreso com isso. Pense em quem passou… Com Pelé, há o quê? Dez biografias sobre ele? Para ser justo, ele geralmente precisa de dinheiro. Mas no nível do clube, o Santos precisava de um livro sobre eles há anos. O livro de Stuart Horsfield sobre (a Seleção Brasileira) 1982, pela Pitch, é brilhante. Stuart é um escritor brilhante.  O Flamengo deve ser um assunto maior na Europa. Mas, infelizmente – é um assunto que falo sobre isso no livro – é a velha coisa de sair do Brasil.

(ERN): Você acha que o Flamengo está quebrando essa barreira e despertando maior interesse dos grandes centros do futebol nos últimos anos?

(SB): Sim. A mídia ficou mais especializada em futebol ao longo dos anos. Em alguns países, você pode identificar ligas específicas. Como eu disse, estou nos Estados Unidos. Estou em Buffalo, Nova York, não exatamente a cidade mais sul-americana do mundo. No nosso bar de futebol, passa futebol brasileiro em suas TVs. Eu posso durante o dia ou a semana, assistir o esporte em qualquer país que eu quiser. 

A maior parte disso se deve a Tim Vickery. Outros, como Austin Miller, Josh Law, Tom Sanderson etc, também ajudaram. Há também pessoas específicas aqui nos Estados Unidos que só falam sobre os clubes. 

A conta do Santos em inglês no Twitter está sediada no centro-oeste dos EUA. Marcelo, um dos caras por trás da excelente Flahistória no Twitter, também está nos Estados Unidos. E tenho certeza que tem um cara do Botafogo aqui também. 

(ERN): Houve uma parte específica do livro ou assunto sobre a qual você estava mais interessado ou mais gostou de escrever? Como foi a pesquisa para o livro?

(SB): Alerta de spoiler: sou monolíngue. Só consigo falar em inglês. Então, pense sobre isso. Meu primeiro livro foi feito com fontes em espanhol e o Flamengo é em português. Sim, eu não pensei nisso. Agora, estou reaprendendo o espanhol. Então, vai levar tempo. Gostei da abundância de  vitórias em 1981. Gostei de todo o projeto. Para ser justo, não escrevi muito sobre os anos 80 porque sou velho, mas porque foi divertido pesquisar sobre algo que ocorreu em um ano que conheço bem.

(ERN): Você já viu uma partida do Flamengo ao vivo no estádio? 

(SB): O mais distante que estive em direção ao Sul foi Santa Fé, no Novo México. Irei ao Rio em algum momento, mas não será em 2022 ainda.

(ERN): Quando o livro será lançado? Já tem alguma foto sobre ele?

SB: O livro está previsto para 2023. Sobre as fotos, vou ficar devendo porque seriam apenas de mim, escrevendo. Seria chato, rs…

(ERN): E o próximo trabalho, qual será? Outro livro sobre um clube do futebol brasileiro? 

(SB): Meu próximo livro não será sobre a América do Sul. Disso eu tenho certeza. Mas este não será o meu último trabalho sobre a América do Sul. Tenho ideia para mais cinco livros. Tenho tudo planejado para um sobre o time do Crystal Palace dos anos 1980, outro sobre o Fort Lauderdale Strikers, um sobre o PSV de 1988 e outro sobre o Saint Etienne nos anos 1970. Há mais alguns que estou mantendo em segredo, aguardando o ‘big hit’ de sucesso.

(ERN): Como as pessoas aqui no Brasil poderão comprar um exemplar do seu livro?

(SB): A Pitch Publishing é incrível. Sou fã deles há algum tempo. Os livros que eles editam são distribuídos em todos os lugares. De qualquer lugar que pesquisar ou desejar comprar um livro, ele chegará lá. Além disso, os livreiros também têm a opção de comprar a obra para venda. O livro será lançado em 2023 e é aí que a diversão começa.

Sem dúvida nenhuma, Stephen! Já tem espaço reservado para o seu livro aqui na Estante Rubro-Negra! 😉

Sobre a Pitch Publishing

A Pitch Publishing é a editora independente especializada em esportes de maior evidência do Reino Unido. O vasto catálogo é abrangente, com edições que se caracterizam pela qualidade e beleza.

Fundada na costa de Sussex em 2002, a Pitch Publishing tem o futebol como carro-chefe, mas também é conhecida pelas publicações sobre críquete, rugby, boxe, golfe, atletismo e outros esportes.

Recentemente, foi descrita pelo site Sports Bookshelf como um “farol de esperança para autores esportivos aspirantes ou estabelecidos”, publicando centenas de livros esportivos, com vários best sellers premiados e reconhecidos pela qualidade.

Imagens: Reprodução/Site Pitch Publishing

  • Obras da Pitch Publishing chamam atenção pela qualidade de projeto editorial
    Especializada em livros esportivos, a Pitch Publishing lançará a obra de Stephen Brandt sobre o Flamengo em 2023