
Dia Nacional do Futebol: comemore com 6 livros do Flamengo neste esporte
No calendário comemorativo, 19 de julho foi a data escolhida para celebrar o Dia Nacional do Futebol. O dia foi escolhido em 1976 pela extinta Confederação Brasileira de Desportos (CBD), responsável por desenvolver todas as práticas esportivas no Brasil. E a escolha não foi por acaso.
Em 1900, este dia marcou a fundação do Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, time de futebol mais antigo em atividade.
Da chegada ao país em meados do século XIX até os dias de hoje, o futebol conquistou os brasileiros e se espalhou por todo território nacional, se transformando no esporte mais popular do país.
Verdade que estamos falando do futebol, mas a frase acima serviria perfeitamente para descrever o Flamengo. Afinal, o Mais Querido do Brasil ocupa lugar de protagonista no caso de amor entre os torcedores e a bola. Graças ao futebol, o Flamengo deixou de ser “mais um clube” para se tornar Nação.
A Estante Rubro-Negra comemora o Dia Nacional do Futebol com uma boa leitura. Por isso, separamos seis livros que todo torcedor do Flamengo deveria ler para saber mais sobre a história do futebol rubro-negro. Confere só!

19 de julho, Dia Nacional do Futebol.
Os dez mais do Flamengo
Lançado em 2007 pela Maquinária Editora, este livro abriu a coleção “Ídolos Imortais”, que tinha como principal objetivo resgatar a memória de dez grandes jogadores que fizeram história nos maiores clubes do país.
A tarefa não é fácil e para escolher o Top 10 do Flamengo, Roberto Sander escalou alguns dos maiores nomes do jornalismo esportivo da época para ajudá-lo na missão.

Os dez mais do Flamengo. Autor: Roberto Sander Editora Maquinária, 2007. 184p.
Para eleger “Os dez mais do Flamengo”, o autor contou com nomes como Ruy Castro, Roberto Assaf, Renato Maurício Prado, Fernando Calazans, Antônio Maria Filho, Luiz Fernando Vassalo e Marcos Eduardo Neves, além do próprio Sander e dos saudosos Luiz Mendes e Sérgio Noronha.
Assim, foram escolhidos Domingos da Guia, Leônidas, Zizinho, Dequinha, Evaristo, Rubens, Dida, Zico, Júnior e Leandro. Além de fazer um perfil de um, o livro traz várias imagens que mostram a trajetória destes ídolos.
É uma ótima pedida para quem quer se aprofundar sobre o passado do Mengão no futebol e saber mais sobre jogadores que, com certeza, tiveram participação decisiva para o Flamengo ser o gigante que é.
Os maiores jogos do Clube de Regatas do Flamengo
Escrito a quatro mãos por Arturo de Oliveira Vaz Vaqueiro e Celso Júnior, “Os maiores jogos do Clube de Regatas do Flamengo” traz a seleção dos 250 maiores jogos do Flamengo de 1912 (ano em que o clube começou a disputar partidas de futebol) a 2008.
A dupla de autores é responsável pelo excelente site Fla Estatística e sabe muito, mas muito mesmo, sobre Flamengo.

Os maiores jogos C. R. do Flamengo. Autores: Arturo Vaz e Celso Júnior. Paju Editora, 2008. 240p.
No livro, é possível relembrar partidas memoráveis na história rubro-negra e saber detalhes como a escalação do time do Mengão, data, placar e autores dos gols, além de um pequeno contexto indicando a relevância de cada uma delas.
A obra foi lançada em 2008 pela Paju Editora e, além dela, Arturo Vaz e Celso Júnior lançaram outras três publicações sobre o Mais Querido: “Acima de tudo rubro-negro”,
“Goleiros, heróis esquecidos de uma Nação” e “100 anos de bola, raça e paixão – a história do futebol do Flamengo”. Essa última foi lançada em parceria com o saudoso rubro-negro Paschoal Ambrósio Filho e vamos falar dela mais adiante.

Grandes jogos do Flamengo – da fundação ao hexa. Autores: Roberto Assaf e Roger Garcia. Panini Books, 2010. 132p.
Grandes jogos do Flamengo – da fundação ao hexa
Lançado em 2010, “Grandes jogos do Flamengo – da fundação ao hexa” é um produto oficial do clube publicado pela Panini Books.
Escrito pelos jornalistas Roberto Assaf e Roger Garcia, o livro reúne crônicas sobre os 51 principais confrontos do Flamengo, desde sua estreia no futebol (1912) até o hexacampeonato brasileiro (2009). É uma obra com crônicas sobre as partidas selecionadas pelos autores.
O livro traz ainda fotos e depoimentos que ajudam a repassar a importância de cada jogo. Uma curiosidade: a ideia inicial dos autores era escolher apenas os 50 mais marcantes. No entanto, o número acabou aumentando para 51, já que o Flamengo conquistou o hexacampeonato brasileiro quando o projeto estava sendo desenvolvido.
Assaf e Garcia também fizeram parceria em outras duas obras: “Zico – 50 Anos de Futebol” (em parceria com próprio Zico) e “Grandes Jogos do Maracanã”.
Quando o Flamengo espirra, é o futebol brasileiro que fica resfriado.
Nelson Rodrigues

Uma viagem a 1912 – surge o futebol do Flamengo. Autor: Marcelo Abinader. Editora Águia Dourada, 2010. 223p.
Uma viagem a 1912 – surge o futebol do Flamengo
Uma máquina do tempo literária. Essa é uma das formas de definir “Uma viagem a 1912 – surge o futebol do Flamengo”, livro de Marcelo Abinader, lançado em 2010, pela editora Águia Dourada.
Através de muita pesquisa, Abinader oferece uma volta ao passado para trazer muitos detalhes do histórico ano de 1912, que marcou o surgimento do futebol rubro-negro.
Com o livro, conseguimos revisitar os primeiros passos do futebol no Mengão, conhecendo desafios, curiosidades e momentos importantes da época, incluindo a atmosfera e detalhes das partidas disputadas. É uma delícia rever o passado e entender as origens do esporte que, daquele momento em diante, jogou o Flamengo definitivamente nos braços do povo.
100 anos de bola, raça e paixão: a história do futebol do Flamengo
Se tem uma coisa que dá para afirmar sem medo é que “100 anos de bola, raça e paixão: a história do futebol do Flamengo” é um daqueles livros obrigatórios na biblioteca básica dos rubro-negros.
Lançado em 2012 pela Maquinária Editora para comemorar o centenário do futebol do Flamengo, ele é um documento histórico sobre o Mais Querido nos gramados.

100 anos de bola, raça e paixão: a história do futebol do Flamengo. Autores: Paschoal A. Filho, Arturo Vaz e Celso Júnior. Editora Maquinária, 2012. 320p.
É uma das obras mais completas sobre o tema e foi escrita por Paschoal Ambrósio Filho, Arturo Vaz e Celso Júnior, um trio com várias outras publicações sobre o clube. É ainda o livro oficial do centenário do futebol do Mengão.
Através dos capítulos divididos por décadas, a trajetória do Flamengo no futebol é passada a limpo num minucioso trabalho de pesquisa. Além de muita informação, a obra é recheada de fotos e desenhos representando gols históricos e símbolos rubro-negros.
De quebra, há também duas listas: uma, com os 100 maiores ídolos do clube; a outra, com os 100 maiores jogos da história rubro-negra até aquele momento. Um livraço!
20 jogos eternos do Flamengo
“20 jogos eternos do Flamengo” é mais uma publicação realizada pela Maquinária Editora. Lançado em 2013, o livro é parte da coleção “Memória de Torcedor”, que mapeou os vinte maiores jogos da história dos grandes clubes brasileiros até aquele ano.
Para selecionar os vinte jogos mais relevantes do Flamengo, o autor Marcos Eduardo Neves contou com a ajuda de feras como Arthur “Urublog” Muhlenberg, Roberto Assaf, Roger Garcia, Ruy Castro e Sergio Lobo, entre outros.

20 jogos eternos do Flamengo. Autor: Marcos Eduardo Neves. Editora Maquinária, 2013. 176p.
E a seleção dos jogos não poderia ficar melhor. Tem muito jogaço, daqueles que ficam gravados para sempre na nossa memória e que a gente adora conversar sobre eles. Tem a conquista do primeiro brasileiro em 1980, a final da Liberta de 1981, o Mundial que o Zico foi buscar no mesmo ano e muitos outros.
É uma daquelas obras que ajudam a rebater qualquer anti que vem com o papinho de “torcedor que nasceu em 2019”. Com todo respeito a eles, o gigante Flamengo atropelou muita gente antes da passagem de Jorge Jesus por aqui.
Por que o Flamengo tornou-se o clube mais amado do Brasil? Porque o Flamengo se deixa amar à vontade.
Mário Filho
Gostou da seleção de livros que fizemos para o Dia Nacional do Futebol? Então, confere só as publicações sobre o Flamengo que devem ser lançadas ainda em 2021!
