Glaucia Marques
Jornalista e publicitária, especialista em Marketing e em Gestão de Marcas. Flamengo até depois de morrer. Apaixonada por futebol e livros.
Sobre mim
É uma característica pessoal: quando eu amo alguma coisa ou um assunto, quero saber dele o máximo possível. E o Flamengo foi, é e sempre será a maior expressão de paixão na minha vida. Nada mais natural que buscar sempre saber mais sobre ele.
Comecei a amar futebol por causa do Flamengo. E comecei também a amar livros de futebol por causa dele. Meu primeiro livro futebolístico foi sobre ele também. Livros de futebol eram poucos e difíceis de achar. Talvez por isso, mesmo sendo leitora voraz desde pequena, nunca tivesse buscado livros do assunto até o dia 30 de março de 1992. Foi o dia seguinte de uma derrota sofrida pelo Fla no Brasileirão no dia anterior – quem quiser saber qual foi o jogo, só jogar no Google. 🙂
Essa derrota gerou duas coisas em mim. A primeira, foi praticamente uma epifania – tive, no momento que o jogo acabou, a certeza que o Flamengo ganharia o campeonato, algo que realmente aconteceu. Há testemunhas. A segunda coisa, apesar da primeira, foi a cabeça inchada que me fez ir ao shopping dar uma volta para buscar distração.
Fui de camisa rubro-negra – algo que sempre faço em grandes derrotas porque nessas horas eu gosto de mostrar que tenho orgulho de ser Flamengo em qualquer circunstância.
Entrei numa livraria e um vendedor perguntou se eu procurava alguma coisa em especial. Eu disse que queria um livro para “passar o tédio” e que aceitava sugestões. Ele foi em determinada prateleira e pegou para mim “Uma nação chamada Flamengo”, de Ivan Alves. Contei os trocados no bolso. Dava para comprar. Comprei. E nunca mais parei de buscar livros sobre o Flamengo e o futebol desde então.
O Estante Rubro-Negra é o resultado da soma desses meus dois grandes amores: o Flamengo e os livros. Aqui, eles cabem na mesma prateleira. É um site para torcedores do Flamengo que amam livros e para leitores apaixonados pelo Flamengo.
Saudações rubro-negras! Sejam bem-vindos!
Glaucia Marques