Hoje é Dia de Flamengo: conheça os detalhes do livro-calendário que conta a história rubro-negra

por | dez 5, 2020 | Notícias, Prateleira

Se tem alguma coisa positiva em 2020, certamente é o número de livros lançados sobre o Flamengo. E, em dezembro, o carioca Ricardo Fontes Santana vai aumentar ainda mais a biblioteca. Ele é o autor de “Hoje é Dia de Flamengo”, um livro-calendário que conta a história Mengão através dos fatos mais marcantes da trajetória do clube, desde a fundação aos dias atuais.

São mais de mil registros históricos reunidos em 366 capítulos. Um para cada dia do ano. Ou seja: todo dia, o livro traz uma história do Mais Querido.

Filho de nordestinos e arquibaldo desde criança, Ricardo Fontes Santana herdou do pai o amor ao Flamengo, que era sua companhia para assistir jogos em todo Rio de Janeiro. Com longa carreira na área de Finanças, Santana dá seu pontapé inicial na literatura com essa obra, feita com muita paixão e comprometimento. O autor conversou com a Estante Rubro-Negra e falou um pouco sobre sua obra. Confira!

Entrevista com Ricardo Fontes Santana, autor do livro “Hoje é Dia de Flamengo”.

ERN: Como surgiu a ideia de fazer o livro e há quanto tempo você vem trabalhando nele?

Comecei o trabalho de pesquisa em 2010 fazendo parte de um projeto que foi descontinuado.  Não desisti e continuei coletando dados e aprimorando as informações ao longo dos anos. Para mim foi muito gratificante quando um grande amigo meu, Sérgio Almeida, me chamou para escrever esse livro no final do ano de 2019. A obra faz parte da Coleção “Hoje é dia”, que traz a história dos quatro maiores clubes do Rio. O do Vasco foi lançado no ano passado, o do Fluminense está sendo lançado agora junto com o meu, e o do Botafogo sairá no início do ano que vem.

Todos os livros são no formato de livro-calendário, ou seja, eles contam o que aconteceu de mais importante na história de cada um dos clubes, em cada dia do ano.  E o formato de calendário permite várias formas de leitura; de trás para frente, dos dias mais marcantes, e tantas outras que o leitor imaginar.

ERN: Qual o maior desafio de fazer um livro assim? Como foi a pesquisa, o levantamento das informações?

O primeiro grande desafio foi selecionar o que contar. O Flamengo é um clube com 125 anos de histórias de superação em todos os seus esportes, e foi muito difícil selecionar qual delas priorizar.

Logo, criamos uma seção indicando outros fatos relevantes ocorridos naquele mesmo dia.  Não tinha como nada ficar de fora.

A pesquisa foi a melhor parte: me emocionei muitas vezes assistindo vídeos, lendo e relendo livros, artigos e textos. Vale destacar o acervo eletrônico da Biblioteca Nacional:  mergulhei nos jornais O Paiz, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil, Correio da Manhã e tantos outros.  O livro deixou em mim um gostinho de quero mais, e tenho certeza que fará o mesmo com os leitores.

ERN: O livro é um produto oficial do Flamengo. O clube apoiou a pesquisa de alguma forma?

Por opção minha, a pesquisa foi uma experiência pessoal e enriquecedora.  Obviamente, por ser um produto oficial, o livro passou pela chancela do Patrimônio Histórico do Clube, o que foi ótimo para me ajudar na revisão de algumas datas e acontecimentos.

Optei por ter um livro que fala do Flamengo como um todo e não só do futebol, e isso foi um grande desafio porque há menos informações disponíveis fora do contexto do futebol. Heróis não faltam ao Flamengo e em todos os esportes.

ERN: Você consegue antecipar alguma curiosidade ou fato especial que tenha descoberto durante a pesquisa para o livro?

Adoro a história de Moderato que jogou a final do estadual de 1927 com uma cinta abdominal, logo após uma operação de apendicite. As nuances da conquista de nosso primeiro Tri em 1944, com a ausência de Perácio que foi lutar pelo Brasil na Segunda Grande Guerra, bem como a improvável volta ao futebol de nosso herói Valido, após dois anos de aposentadoria.

Gosto muito do capítulo onde contei a história do Flamengo de Tchada, na Guiné-Bissau, história essa imortalizada em reportagem de Regis Rosing no Esporte Espetacular.

As tentativas fracassadas de nossos primeiros atletas do remo que mostraram desde início a nossa persistência apesar do desdém dos adversários. Enfim, uma infinidade.

Mas, não pense que o livro é apenas sobre um passado distante:  nele, será possível encontrar crônicas sobre o inesquecível ano de 2019, bem como as conquistas de 2020.

Sobre o livro:

Com prefácio de Washington Rodrigues e apresentação de Cláudio Manoel, “Hoje é Dia de Flamengo” custa R$ 89,90 e está em pré-venda com frete grátis no site da Editora Gorduchinha. As entregas estão previstas para começar a partir de 14 de dezembro.

Ficha técnica:
Título: Hoje é Dia de Flamengo
Edição:
Lançamento: Dezembro de 2020
Páginas: 220
Formato: 21×24 (edição de luxo)
ISBN: 978-65-992906-1-9