“Anjo ou demônio, a polêmica trajetória de Renato Gaúcho”: biografia do técnico do Flamengo tem nova edição
Quem curte livros de futebol, sabe que algumas obras são mais difíceis de encontrar. A biografia do técnico Renato Gaúcho é uma delas. Ou, pelo menos, era.
“Anjo ou Demônio – A polêmica trajetória de Renato Gaúcho” foi relançada recentemente e agora é mais fácil encontrar a publicação para compra. Confira mais detalhes sobre a nova edição!
Livro detalha a vida de Renato, o mais carioca dos gaúchos
De autoria do escritor e jornalista Marcos Eduardo Neves, “Anjo ou demônio, a polêmica trajetória de Renato Gaúcho” foi lançada originalmente em 2002 e chega à sua terceira edição pela Approach Editora (selo Museu da Pelada) – a mesma que publicou a biografia de Marilene Dabus, a “Moça do Flamengo”.
O relançamento da obra sobre Renato Gaúcho aconteceu em abril deste ano, junto com a nova edição da biografia de Heleno de Freitas e o lançamento do livro sobre Loco Abreu, todas com autoria ou coautoria de Neves.
A biografia detalha a história de Renato, incluindo a infância em Guaporé e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, as atividades como padeiro e, claro, a trajetória como jogador.
Polêmico, controverso e bom de bola, Renato é um personagem como poucos no futebol brasileiro – principalmente para quem acompanhou futebol nos anos 80 e 90.
Dessa forma, sua biografia rende boas histórias, revelando vários episódios de bastidores das passagens por diversos clubes – incluindo o Flamengo, onde se destacou na conquista do tetra brasileiro de 1987, sendo eleito o craque da Copa União daquele ano.
Sua primeira passagem pelo Mengão foi muito marcante e, inegavelmente, ele se tornou um ídolo como jogador, com atuações épicas e muita identificação com o clube. Foi nessa ocasião que ele, para se diferenciar do xará Renato, adotou o apelido “Gaúcho” no nome e o Rio de Janeiro como paixão.
Ele é o mais carioca dos gaúchos e ainda que a idolatria da Magnética tenha sofrido abalos profundos em 1995, a biografia de Renato vale ser lida pelos rubro-negros por tudo que ele fez jogando pelo Flamengo.
Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Curiosidade
O rubro-negro Marcos Eduardo Neves escreveu também o livro “20 Jogos Eternos do Flamengo”. Ele também é o autor de outras biografias de nomes ligados ao futebol, incluindo Heleno de Freitas, Loco Abreu, Alex e de Nunes, o nosso artilheiro das decisões.
Além de fã, Neves também era amigo pessoal de Renato Gaúcho, mas a amizade entre os dois ficou estremecida exatamente por conta da biografia, já que o ex-jogador não gostou muito de determinados trechos do livro.
Em entrevista à Veja Rio, Neves pontuou que, ao escrever a obra sobre Portaluppi, foi necessário “matar o mito para não fazer um livro de fã-clube”.
Ficha técnica: Anjo ou demônio, a polêmica trajetória de Renato Gaúcho
Edição: 3ª
Ano: 2021
Autor: Marcos Eduardo Neves
Editora: Approach Editora (selo Museu da Pelada)
ISBN: 978-65-992260-3-8
Páginas: 340
Informações adicionais: o livro temdois prefácios. Um, do saudoso jornalista Luiz Mendes; o outro, do jornalista e escritor Roberto Assaf. A 4ª capa foi escrita por Paulo Vinícius Coelho, o PVC.