Livros sobre o Flamengo: lançamentos previstos para o 2º semestre de 2021
O sucesso do futebol rubro-negro nos últimos anos tem trazido novos títulos para a sala de troféus da Gávea e também para a estante dos apaixonados pela produção literária sobre o clube. Felizmente, muitos livros sobre o Flamengo têm sido produzidos – e tem mais obras chegando no segundo semestre!
Fique de olho nas publicações sobre o Mengão que devem ser lançadas ainda em 2021!
Jogamos juntos – o futebol do Flamengo em 2020
Em 2020, o jornalista Rodolfo Rodrigues e o fotógrafo Alexandre Vidal lançaram dois livros sobre o Flamengo: “Vencemos juntos – o futebol do Flamengo em 2019” e “2019, o ano eterno – as conquistas do Flamengo em imagem”, respectivamente.
Agora, em 2021, a dupla junta forças para lançar o livro “Jogamos juntos – o futebol do Flamengo em 2020”. O livro é um produto oficial e licenciado do clube e registra, através de fotos, depoimentos, crônicas e fichas técnicas, a jornada de mais um ano vitorioso na história rubro-negra.
As conquistas do Carioca, da Supercopa do Brasil, da Recopa Sul-Americana e do Campeonato Brasileiro estão presentes na obra produzida pela Editora Onze Cultural. Serão produzidos apenas 1.000 exemplares numerados e personalizados.
Para garantir o seu, participe da campanha de pré-venda exclusiva que vai até o dia 27 de junho. É só clicar aqui.
Divulgação / Editora Onze Cultural
Zico – 50 anos de futebol (em quadrinhos)
Divulgação / Ed. Ultimato do Bacon – Ilustração: Flávio Soares
Em 2021, Zico comemora 50 anos de carreira como profissional de futebol. E para marcar a data, vai ter sua trajetória revista em história em quadrinhos pela Ultimato do Bacon Editora. Com roteiro e arte de Flávio Soares, a revista será colorida e terá 56 páginas no formato americano (17 x 25 cm).
“O que transforma um atleta em um ídolo? É o carinho da família, a parceria dos amigos, a força da torcida… São as dificuldades que ele supera, são os treinos pesados. (…) A gente quer mostrar a emoção da taça sendo erguida, mas também cada um desses detalhes que estão na memória do Zico e que são parte importantíssima da história dele”, conta Alexandre Baptista, editor da HQ.
A revista “Zico – 50 anos de futebol (em quadrinhos)” será vendida com exclusividade no site da Loja do Zico. As vendas devem iniciar em 18 de novembro.
Manto Sagrado: a evolução do design dos uniformes de futebol do Flamengo
Carol Malachine é designer de moda e, ao pensar em qual seria o assunto para o seu TCC, teve uma certeza: queria dar um jeito de relacionar o Flamengo à moda. Assim, surgiu a ideia de abordar os uniformes rubro-negros como tema da pesquisa.
Com sinal verde da orientadora, a ideia era estudar a evolução do Manto Sagrado ao longo do tempo. O desafio seria enorme. Afinal, o tempo de pesquisa era relativamente curto – em torno de oito meses – para pesquisar mais de 120 anos de história. Como boa rubro-negra, Carol não se deteve diante do desafio e seguiu adiante. Além da nota máxima, o trabalho deu sorte! A apresentação do TCC foi feita logo após a histórica virada que nos deu o bicampeonato da Libertadores.
O resultado da pesquisa merecia ser difundido para mais gente. Carol criou então o “Vestir Rubro-Negro”, perfil no Instagram com conteúdo incrível sobre a camisa rubro-negra.
Divulgação/ Editora Livros de Futebol
Através do trabalho na rede social, a designer conheceu César Oliveira, responsável pela Editora Livros de Futebol. Conversa vem, conversa vai, a dupla decidiu transformar a pesquisa em livro. Recentemente, a Carol Malachine protagonizou uma live no canal Renegados Rubro-Negros, onde ela dá mais detalhes sobre a publicação. Esse é um dos livros sobre o Flamengo que prometem fazer muito sucesso entre os rubro-negras.
Nação – a maior torcida do mundo
Divulgação / Editora Barléu
O currículo do jornalista e repórter fotográfico Frederico Mendes fala por si. Além de ter sido editor de fotografia e correspondente da saudosa Revista Manchete, ele é uma referência nos segmentos da moda, da publicidade, da música e do esporte – no qual tem experiência na cobertura de Copas e Jogos Olímpicos.
E Mendes é também apaixonado pelo Flamengo, tendo ido a muitos jogos do clube. Neles, suas fotos tinham como principal personagem ela, a Magnética.
Essa é a proposta de “Nação: a maior torcida do mundo”: ser um registro humano e artístico feito em homenagem ao maior patrimônio do Flamengo: seus torcedores. A publicação, com capa dura e 180 páginas impressas a cores, é da Editora Barléu, uma das mais tradicionais no ramo da arte. Serão 120 fotos selecionadas e as imagens virão acompanhadas de depoimentos de rubro-negros ilustres ou anônimos falando sobre a paixão pelo Mais Querido. A data de lançamento ainda não foi divulgada.
Me arrebata – epopeias rubro-negras
Prometendo ser uma “biografia do Flamengo”, a HQ “Me arrebata – epopeias rubro-negras” tem textos de Mauricio Neves de Jesus e ilustrações de Renato Dalmaso. E pela receptividade nas redes sociais, esse é um dos livros sobre o Flamengo mais aguardados ultimamente. Afinal, sempre que a gente vê “amostras” das belíssimas imagens em aquarela que estão sendo feitas para a publicação são divulgadas, aumenta a ansiedade para que o lançamento aconteça logo.
A ideia da HQ é revisitar a história do Mais Querido desde a fundação em 1895 até os dias atuais, trazendo momentos marcantes não só no futebol, mas em outras modalidades também. Ainda não há data definida para o lançamento. Para quem quiser ficar por dentro do andamento da HQ, os responsáveis pelo projeto criaram um cadastro, que pode ser preenchido aqui.
Para ter ideia do que vem aí, vale dar uma olhada no trailer de divulgação da obra.
Já virou octanagem
É praticamente uma tradição: desde a conquista do hexacampeonato brasileiro, sempre que o Flamengo leva um título de peso, tem publicação do cracaço Arthur Muhlenberg para registrar a conquista. O eterno Urublog já lançou diversos livros sobre o Flamengo que chegaram junto com a faixa de campeão. Foi assim com “Hexagerado. O título mais esperado dos últimos 17 anos” (Brasileirão de 2009); “Da Lama Ao Tri. A Virada Que Levou O Flamengo” (Copa do Brasil de 2013); “Heptacular: O Ano Mágico Rubro Negro” (Brasileirão de 2019) e “Libertador: A reconquista rubro-negra da América” (Libertadores de 2019).
Apesar de um certo desânimo com a falta de apoio do clube e com o mercado editorial, Muhlenberg deve lançar a publicação sobre o octacampeonato brasileiro em breve. Ainda não há data definida para o livro, já que o autor ainda avalia a melhor maneira de viabilizar a publicação de forma economicamente sustentável. O financiamento coletivo é uma opção.
De qualquer forma, vale ficar de olho no perfil de Arthur no Twitter para acompanhar possíveis novidades sobre o lançamento.
Sabe de algum livro sobre o Flamengo que será lançado em 2021? Entre em contato com a Estante Rubro-Negra e mande as informações sobre a publicação para a gente!