Campeonato Carioca 2022: 37 curiosidades sobre os campeonatos do Flamengo, maior campeão do Rio – Parte 4

por | abr 1, 2022 | Especiais, Prateleira

Na quarta e última parte do especial com os títulos do Flamengo no Campeonato Carioca, trazemos curiosidades das conquistas de 2011 em diante. Neste período, o Mais Querido consolidou sua dianteira no número de títulos. Confira!

Flamengo campeão carioca (2011)

Em 2011, o Flamengo passou a régua e levou para a Gávea o título da Taça Guanabara, da Taça Rio e do Campeonato Estadual. E o melhor: sem derrotas, conquistando seu quinto título Carioca de forma invicta e abrindo duas conquistas de vantagem sobre o Fluminense.
Capitaneado por Ronaldinho Gaúcho, o time recebeu o apelido de “bonde do Mengão sem freio” pela forma como os jogadores costumavam comemorar os gols em campo.

Bonde do Mengão sem Freio: Flamengo campeão carioca de 2011 e conquista do 5º título invicto da história

Reprodução/Internet

Flamengo campeão carioca (2014)

Depois de dez anos, Flamengo e Vasco se reencontraram em uma final de Campeonato Carioca. Por ter feito melhor campanha, o Fla tinha vantagem de empatar em número de pontos e gols nos dois jogos. Depois do empate em 1 a 1 no primeiro jogo, o Vasco abriu o placar de pênalti aos 30 minutos do segundo tempo.

A torcida vascaína fazia a festa e estava convicta que não seria vice de novo… Só que, no melhor estilo “Hoje não, hoje não! Hoje sim..”, viu Marcio Araújo empatar nos acréscimos e dar o título ao Mengão. Pior: o meio-campo aproveitou o rebote ligeiramente impedido, mas o juiz não deu…

Marcio Araújo fez o gol do título do Flamengo, campeão carioca de 2014

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Flamengo campeão carioca (2017)

Depois de fazer várias finais contra Vasco ou Botafogo, o Flamengo voltou a encontrar o Fluminense em uma decisão do Campeonato Carioca.
Com duas vitórias (1 a 0 no primeiro jogo e 2 a 1, de virada, no segundo), o Flamengo foi campeão. 
Esse foi o sexto título invicto da história rubro-negra, igualando o número de conquistas sem derrotas com o Vasco.

Flamengo campeão carioca de 2017

Foto: Reprodução/Internet

Flamengo campeão carioca (2019)

2019 se tornaria o segundo ano mais mágico da história do futebol rubro-negro, mas ninguém suspeitaria disso na Campeonato Carioca. Ainda sob o comando de Abel Braga, o Flamengo venceu, mas não convenceu.
Ainda assim, foram duas vitórias por 2 a 0 contra o Vasco na final. No Maraca, a torcida rubro-negra fez questão de cantar: “Favela, favela, favela… Festa na favela!”. Mais do que seguir um tradição flamenga, era também a afirmação da identidade rubro-negra, já que o uso do termo “festa na favela” havia sido proibido nas redes sociais do clube. A esdrúxula determinação durou menos que a defesa vascaína tentando conter o Rei dos Clássicos, Bruno Henrique (que marcou os dois gols do primeiro jogo).

Flamengo, campeão carioca de 2019: primeira conquista do ano mágico

Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo

Flamengo bicampeão carioca (2020)

Amplamente favorito ao título, o Flamengo chegou à 36ª conquista sem sustos e sem torcida na arquibancada. Foram duas vitórias nas finais contra o Fluminense (2 a 1 e 1 a 0).
Dois dias após levantar o bicampeonato, Jorge Jesus se despediu do Flamengo, levando na bagagem mais títulos que derrotas no comando do Mais Querido.

Flamengo, bicampeão carioca de 2020

Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Flamengo tricampeão carioca (2021)

Apesar de Rogério Ceni, o Flamengo chegou ao sexto tricampeonato da história em mais um Fla-Flu na final. Após empate em 1 a 1 no primeiro jogo, o Mengão sacramentou a conquista com um 3 a 1 na segunda partida. O terceiro gol foi de João Gomes, marcando pela primeira vez como profissional do clube. Dos 21 títulos disputados no século, 11 foram conquistados pelo Mengão, consolidando a supremacia local.
Flamengo, tricampeão carioca de 2021 e maior vencedor do Rio

Foto: Reprodução/O Globo – 23/05/2021